top of page

Ferramentas de Avaliação Comportamental

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas estão constantemente em busca de profissionais talentosos, que não apenas tenham as habilidades técnicas necessárias (hard skills), mas também que se encaixem bem na cultura da organização (soft skills). E aí entram as ferramentas de avaliação comportamental, das quais, vamos explorar ao longo deste post o papel fundamental dessas ferramentas nas estratégias de recrutamento e seleção, como elas funcionam e como podem ajudar a encontrar o candidato perfeito.


O Que São Ferramentas de Avaliação Comportamental?


As ferramentas de avaliação comportamental são instrumentos que permitem analisar os traços de personalidade, competências interpessoais e características comportamentais dos candidatos. Elas oferecem uma visão mais profunda, além das qualificações técnicas, ajudando a prever como eles se encaixarão na cultura da empresa e como se desempenharão em equipe.


Benefícios das Ferramentas de Avaliação Comportamental:


Melhor Compreensão dos Candidatos: As ferramentas ajudam a entender a personalidade, motivações e pontos fortes dos candidatos, permitindo fazer combinações mais precisas entre os perfis dos candidatos e as necessidades das empresas.


Redução de Turnover: Ao identificar candidatos que se encaixam bem na cultura da empresa, podem ajudar a reduzir o turnover, economizando tempo e recursos.


Economia de Tempo: Agilizam o processo de triagem, permitindo a identificação dos candidatos mais promissores rapidamente.


Melhor Desempenho da Equipe: Com equipes mais alinhadas com a cultura organizacional e metas da empresa, a produtividade e o desempenho geral tendem a melhorar.


Ferramentas de Avaliação Comportamental - Sucessor RH


🧩 DISC: Baseada em quatro fatores de personalidade - Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade - essa ferramenta ajuda a identificar traços comportamentais e preferências de comunicação dos candidatos. E a Sucessor RH é especialista! Nós trabalhamos com DISC Fit integrado ao currículo ferramenta online, que entrega o currículo do candidato e o DISC juntos, você não precisa acessar outros sistemas e páginas. Contamos com um sistema de gestão online totalmente integrado com você e com o candidato, o que gera agilidade e assertividade nos processos seletivos.

Ferramentas de avalição comportamental


Vem conferir nosso post no Instagram que explica tudo bem detalhado de como funciona essa ferramenta magnífica: https://www.instagram.com/p/CsTcu2huLr7/?img_index=1




🧩 PPA (Análise de Perfil Pessoal): O PPA, que utiliza a teoria DISC, oferece três gráficos sobre o comportamento das pessoas no trabalho, onde é possível identificar o estilo preferido de trabalho por natureza, como as pessoas se comportam em situações de pressão e como a pessoa está hoje no seu ambiente de trabalho.

Permite também avaliar as necessidades comportamentais de um cargo e gerar compatibilidades detalhadas aplicáveis nos distintos processos de recursos humanos. O PPA Assessment não qualifica perfis comportamentais como "bons ou maus", ele descreve as características comportamentais da pessoa avaliada.

Com o PPA podem também ser criados Estudos de Compatibilidade entre pessoas e cargos. Estes estudos revelam as habilidades e possíveis dificuldades da pessoa para exercer este cargo.


🧩 Avaliação Psicológica: A avaliação psicológica é um investimento que a empresa faz, para conhecer as competências, pontos fortes e pontos a desenvolver do profissional!

Pode ser utilizada para autodesenvolvimento, recrutamento interno e externo, avaliação de times, dentre outros.



Em suma, as ferramentas de avaliação comportamental desempenham um papel crucial nas estratégias de recrutamento e seleção. Ao compreender melhor os candidatos além de suas qualificações técnicas, as agências podem ajudar as empresas a encontrar talentos que se encaixem perfeitamente em sua cultura e objetivos. Isso não apenas melhora o sucesso das contratações, mas também contribui para o crescimento e sucesso a longo prazo das organizações.


Estamos constantemente em busca de maneiras de oferecer serviços de alta qualidade aos nossos clientes pois, além do DISC temos outros testes adicionais que podem auxiliar na procura do candidato ideal para sua empresa, são eles:


Inglês, matemática, português, lógica, integridade e fatores comportamentais


Bacana né? Deixe sua empresa cada mais estratégica e contate a Sucessor RH para te ajudar! Nos encontre nas redes sociais, no site (sucessor-rh.com.br) e no WhatsApp (54) 9 8153-3069. 💜🍀


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page