Competência da Comunicação

24.08.2017



5 formas de desenvolver a competência da comunicação e ter sucesso na carreira



"Para se comunicar bem, é preciso se desenvolver primeiro"



Sobram habilidades técnicas, faltam as comportamentais. Por que um profissional estuda tanto e não aprende a se comunicar bem? Infelizmente, não se ensina isso na escola. Apesar de ser algo que praticamos desde o berço, a comunicação é uma competência que normalmente não se valoriza. Saber se comunicar não é exatamente dominar a arte de falar em público. Para interagir melhor com as pessoas, o profissional precisa ativar a prática da autopercepção para ajustar alguns comportamentos que vão revelar uma comunicação mais aprimorada. Entenda por que investir nisso pode render sucesso à sua carreira:



1. Ao se perceber, você sai do ‘piloto automático’, que eu gosto de chamar de ‘modo anestesia’, para ficar ligado, acordado, presente. Só assim, é possível observar tudo o que acontece com você e à sua volta e ajustar o que pode ser aprimorado. Por exemplo: normalmente, alguém que viciou em ‘né’, ‘com certeza’ e ‘tipo assim’ (só para citar alguns vícios de linguagem), não percebe que está sendo repetitivo e cansativo. É necessário ouvir o que diz para evitar algumas práticas e ampliar outras.

Dica: Ligue o som. 



2. Quando você se percebe, pode ampliar a consciência sobre o que diz e evitar gafes, por exemplo. O comunicador diz o que pensa e se ele tem pensamentos preconceituosos, naturalmente vai verbalizar isso. Quem comete gafes, também ‘paga mico’ e pode ficar mal visto nos grupos que frequenta. É importante investir numa transformação pessoal e questionar o motivo de carregar crenças que talvez sejam de outras pessoas para pensar, sentir e agir do seu jeito.

Dica: Questione a crença. 



3. A habilidade de se perceber permite uma visão maior sobre tudo e, especialmente, sobre você. Se não existir um espelho à sua frente, você consegue se enxergar? Saberia reconhecer sua postura, gestos, caras e bocas, sem ver sua imagem refletida? Sem saber como se expressam, alguns são mal interpretados; por isso o processo de autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento.

Dica: Olhe no espelho.



4. A autopercepção é um passo para o reconhecimento dos pontos positivos. Muita gente busca aprimoramento em alguma área da vida, mas resiste em aceitar em que é bom, e confunde o reconhecimento com arrogância, o tal do ‘se achão’. Enquanto não houver a aceitação dos aspectos fortes, não há motivação que resista ao aprimoramento dos pontos que ainda precisam de melhoria.

Dica: Aceite-se. 



5. Com a percepção ativada, o comunicador entende que a prática das virtudes é a base que sustenta a comunicação aprimorada. Ninguém mantém uma postura maquiada por muito tempo, por isso o caminho para a transformação interior abre portas para um autoconhecimento maior sobre si mesmo e promove uma comunicação em que a prioridade é a conexão com o outro para que os resultados sejam consistentes e verdadeiros.



http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/5-formas-de-desenvolver-a-competencia-comunicacao-e-ter-sucesso-na-carreira/103558/




Compartilhar Notícia


Seu nome*

Nome do seu amigo*

Email do seu amigo*

 
 

Mensagem:


Olá!


Seu amigo(a) achou uma notícia interessante e está compartilhando a mesma com você.

Caso você tenha interesse, clique aqui para acessá-la.


Outras Notícias